Solidão, quem nunca se sentiu assim

 A solidão é um sentimento universal que afeta a todos em algum momento da vida.

As causas da solidão são tão variadas quanto sua intensidade e duração, já que se trata de uma condição que pode acometer qualquer pessoa, desde uma criança que se sente sozinha por não se adaptar ao jardim de infância até um idoso saudoso por quem já não está aqui.

Ainda que frequentemente seja uma emoção relacionada ao isolamento ou à falta de companhia, a solidão pode aparecer também quando há outras pessoas à volta, porém com as quais não há uma conexão que torne essas relações significativas.

Um exemplo frequente deste caso são os casais em fim de relacionamento, que apesar de estarem juntos, podem se sentir sozinhos. Mais do que uma condição física relacionada ao número de pessoas com quem temos contato, a solidão é um estado mental.

O que causa a solidão?

Apesar de as causas da solidão serem imensamente variadas, existem alguns momentos da vida em que esta condição está mais propensa a acontecer.

Um jovem que se muda para uma nova cidade para estudar, um idoso que perdeu sua companhia de toda a vida, um relacionamento que chega ao fim são apenas alguns exemplos.

No entanto, a solidão pode também ser influenciada pela genética, pelo estilo de vida e pelo isolamento, seja ele intencional ou não.

Além disso, essa condição é também fortemente conectada com a depressão: o isolamento causado pela solidão pode desencadear quadros de depressão tanto quanto a ela pode motivar a solidão.

Como superar a solidão?

Independentemente da causa, é fato que a solidão afeta – e muito – o bem-estar, a autoestima e a rotina de quem sofre com ela.

Os sentimentos de vazio e tristeza são comuns a pessoas que se sentem solitárias e, com eles, dificilmente há motivação para tentar reverter o quadro.

Além disso, poucos sabem que atitudes podem ser incorporadas ao dia a dia para lidar com o problema e evitar que ele se agrave. Mas alguns psicólogos aconselham algumas práticas que prometem ajudar a amenizar o sentimento.

Evite o isolamento

Ninguém consegue acabar com a solidão sem acabar também com o isolamento.

Por mais desmotivante que seja a ideia de começar a frequentar lugares novos sozinho, é importante manter-se socialmente ativo para conseguir conhecer pessoas e criar laços com aqueles que possuem interesses em comum e vontade de conviver.

Inicialmente pode me conectar para uma Consultoria bem Estar

Procure entender a causa da solidão

Busque analisar os seus sentimentos e o momento da vida em que se encontra.

Terapia Holística se mantem junto com tratamento psicólogo ajudando de forma natural através de Massagem, Aculpultura e Aromaterapia entre Florais de Bach e Ventosa terapia 

É evidente que a pandemia está afetando as mentes humanas de uma maneira arrasadora, trazendo uma vulnerabilidade feroz para as pessoas. Medo de morrer, de perder emprego, de passar fome, angústia pelo isolamento, solidão, depressão, compulsão por comida e drogas são alguns dos efeitos. As pessoas que já tinham latentes essas doenças da mente, receberam aí o gatilho (Covid-19 e tudo que o vírus trouxe) para as doenças da mente tomarem conta. A humanidades está sendo testada diariamente com incertezas que causam ou agravam as mais diversas dores emocionais”.

Deixo aqui  disposição de entrarem em contato assistir as aulas gratuitas comportamento auxilio da Aromaterapia para ajudar a se conectar.

Tirar duvidas e conhecer:

Instagram :@aromaterapiaeducacionalpaula





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aromaterapia Òleos e Cristais Cuidados das Emoções

Minha força,Meu espelho

Conhecendo meu caminhar